Introdução 

Nos últimos 15 anos, as novas tecnologias levaram empresas grandes e pequenas a repensar sua gestão de processos com respeito à nova dinâmica criada pela mudança do cenário de negócios. A implementação de um ERP é uma etapa que muitas empresas estão adotando para ajudar a organizar e otimizar a maneira como fazem negócios.

Existem muitas ofertas de software de negócios atualmente disponíveis no mercado, mas a maioria está focada apenas nas necessidades de grandes empresas. Este documento tem como objetivo dar uma boa ideia dos recursos oferecidos pelas soluções de ERP da SME, com ênfase em soluções baseadas em nuvem.

Uma solução de ERP hospedada em nuvem oferece várias vantagens em relação a um ERP tradicional instalado localmente, muitos dos quais são especialmente relevantes para pequenas empresas. Um ERP baseado na nuvem é geralmente mais flexível e capaz de se adaptar a um negócio em constante mudança. Na maioria das vezes, os custos de inicialização e manutenção também são muito menores porque estão incluídos na taxa de licença.

Comparação de recursos

Para oferecer uma comparação justa, compilamos uma tabela com os recursos mais importantes em dez categorias: Vendas, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, Contabilidade e Finanças, Marketing, Gerenciamento de Armazém, Manufatura, Compras, Serviços e Projetos, Recursos Humanos e Usabilidade & Produtividade.

Essas categorias abrangem quase tudo o que uma SME pode precisar para gerenciar, desenvolver e desenvolver suas operações de negócios. Os três produtos analisados possuem aplicativos extras de terceiros, desenvolvidos por parceiros. Tanto o NetSuite quanto o Odoo têm uma loja pública de aplicativos. O Microsoft Dynamics NAV, no entanto, não possui armazenamento de aplicativos; você terá que contatar cada parceiro individualmente para obter informações sobre seus módulos extras. Como esses módulos costumam ter um custo adicional (taxas de licença e / ou serviço de implementação), apenas informamos recursos que estão no pacote padrão em nossa análise. Também incluímos uma lista abrangente das condições de preço para avaliar melhor os custos / benefícios de cada solução.

Odoo é um software de código aberto que está disponível em três versões, duas das quais são locais, enquanto a outra está hospedada na nuvem. Mais de 7.300 aplicativos estão disponíveis graças aos múltiplos desenvolvimentos feitos pela Odoo S.A. e sua comunidade.

A edição on-line baseada em nuvem do Odoo ERP oferece uma solução personalizada especificamente projetada para atender às necessidades das SME.

Nesta solução altamente modular, cada função de negócios é executada por um aplicativo dedicado. Isso permite que empresas em crescimento comecem com alguns aplicativos e adotem mais conforme suas necessidades mudam e evoluem.

Para essa comparação, selecionamos a versão hospedada na nuvem, o Odoo Online. A parte exclusiva desta oferta é que é totalmente personalizável. Há mais de 30 aplicativos certificados que cobrem a grande maioria dos casos de negócios, todos conectados ao mesmo banco de dados nos servidores do Odoo.

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milhões de usuários

Para oferecer uma comparação justa, compilamos uma tabela com os recursos mais importantes em dez categorias: Vendas, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, Contabilidade e Finanças, Marketing, Gerenciamento de Armazém, Manufatura, Compras, Serviços e Projetos, Recursos Humanos e Usabilidade & Produtividade.

Essas categorias abrangem quase tudo o que uma SME pode precisar para gerenciar, desenvolver e desenvolver suas operações de negócios. Os três produtos analisados possuem aplicativos extras de terceiros, desenvolvidos por parceiros. Tanto o NetSuite quanto o Odoo têm uma loja pública de aplicativos. O Microsoft Dynamics NAV, no entanto, não possui armazenamento de aplicativos; você terá que contatar cada parceiro individualmente para obter informações sobre seus módulos extras. Como esses módulos costumam ter um custo adicional (taxas de licença e / ou serviço de implementação), apenas informamos recursos que estão no pacote padrão em nossa análise. Também incluímos uma lista abrangente das condições de preço para avaliar melhor os custos / benefícios de cada solução.

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milhões de usuários

O NetSuite é uma solução integrada para empresas de médio a grande porte. A NetSuite separa seu software de gerenciamento de negócios em quatro produtos: NetSuite ERP para estoque, cadeia de suprimentos e finanças; NetSuite CRM para vendas e marketing; NetSuite Commerce para vendas na Web e no local; e NetSuite PSA para gerenciamento de projetos. As diferentes partes do sistema podem ser adquiridas separadamente, o que dá alguma flexibilidade ao cliente.

A NetSuite também fornece uma versão de seu software para organizações multinacionais chamada OneWorld, que oferece os quatro serviços acima com recursos adicionais para empresas multinacionais, incluindo o gerenciamento de múltiplas subsidiárias, múltiplas moedas, padrões de múltiplas contabilidades e requisitos fiscais.

Para fazer uma comparação justa dos recursos de cada software, levamos em consideração todo o conjunto integrado de produtos Netsuite (ERP, CRM, Commerce e PSA).

30,000

Organizações de clientes

Comparação de Recursos

Serviço de Implementação

Para o Microsoft Dynamics, o serviço de implementação geralmente é fornecido por um parceiro local. Para NetSuite e Odoo Online, as implementações geralmente são fornecidas diretamente pelo fornecedor. As implementações do Odoo Enterprise (a oferta no local do Odoo) são normalmente realizadas por um parceiro local.

O custo de implementação do Dynamics e do Netsuite é geralmente caso a caso e os preços diferem amplamente de um projeto para outro. Odoo, no entanto, tem pacotes de ofertas de implementação (entre US $ 2.100 e US $ 5.500 para uma implementação padrão).

Ofertas

A maioria das ofertas através da MS Dynamics cobre um ano. A Netsuite geralmente vende contratos plurianuais, com grandes descontos para contratos de longo prazo (~ 25% por 3 anos). As ofertas padrão da Odoo são mensais, sem compromisso, e normalmente incluem um desconto de 16% com um contrato anual (pagamento de 10 meses em vez de 12).

Tendências de mercado

O gráfico a seguir foi criado com a ferramenta Explorar no Google Trends. As curvas de cores mostram o número de pesquisas do Google para as palavras-chave associadas1. Essa métrica mostra o interesse relativo do consumidor em cada plataforma de software.

Conclusões

Muitas vezes, as SME'S descobrirão que precisam de software, mas não conseguirão implementá-las, devido ao alto nível de sobrecarga e complexidade da tarefa. Para empresas em crescimento, é muito mais ideal começar pequeno em uma solução de software e adicionar novos recursos pouco a pouco à medida que o negócio se expande e evolui. Na maioria dos casos práticos, uma abordagem flexível e modular funciona melhor para as SME, uma vez que proporciona à empresa a liberdade necessária para se adaptar rapidamente às mudanças.

As necessidades de negócios nunca param de flutuar, especialmente em uma empresa em crescimento. As práticas tradicionais para as SME estão a tornar-se obsoletas à medida que soluções mais poderosas e dinâmicas se tornam disponíveis. Selecionar a melhor opção não é mais apenas o que melhor se adapta à sua empresa hoje, mas também o que é melhor para sua empresa no futuro. Planejar o sucesso a longo prazo com uma solução de software facilmente adaptável pode ser a principal decisão no desenvolvimento e crescimento a longo prazo do seu negócio.

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